Retinoblastoma - Tumor ocular infantil

1 Views
administrator
administrator
07/16/23

A oftalmologista especialista em retina em crianças, Dra. Erika Yasaki, fala sobre o retinoblastoma, um tumor ocular comum na infância, porém raro. O tumor nasce a partir das células da retina que fica na estrutura do fundo do olho.
A faixa etária mais comum da síndrome é por volta dos 6 meses aos 2 anos. Ele acomete igualmente os sexos, pode ser em um olho só ou bilateral. Pode ser transmitida geneticamente.
A mãe pode notar na criança dificuldade para enxergar, estrabismo, olhos vermelhos e irritados. O fato mais comum é o reflexo branco no fundo do olho capturado por fotografias.
A causa da síndrome é desconhecida. A doutora salienta, portanto, a alteração genética na criança de herança genética ou de uma nova mutação em um membro específico na família. No caso de suspeita da síndrome, é importante a avaliação oftalmológica sistemática, e com exames específicos é possível detectar a manifestação da síndrome.
Tomografias computadorizadas, ressonância magnética e ultrassonografias podem detectar se a lesão pode ou não ter se espalhado para outros locais do corpo.
O tratamento da estagnação da doença é feito por quimioterapias e radioterapias de feixes externos indicados pelo oncologista pediátrico.
Como toda doença ocular, o diagnóstico precoce é fundamental para sua prevenção e salienta uma avaliação oftalmológica para prevenção.

Show more

0 Comments Sort By

No comments found

Facebook Comments

Up next