RETINOBLASTOMA, QUANDO SUSPEITAR?

4 Views
administrator
administrator
07/16/23

RETINOBLASTOMA

Entenda melhor o que é a doença da pequena Lua, filha do Tiago Leifert (jornalista) e Daina Garbin (jornalista), que no dia 29/01/2022 trouxe o alerta para todos.

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum na infância. Pode ser hereditário ou não e afetar os dois olhos ou apenas um deles. O diagnóstico precoce é fundamental, pois seu atraso diminui as chances de cura do paciente. Quando diagnosticado precocemente, o retinoblastoma é uma doença altamente curável, com a preservação da visão e da vida da criança.
Sintomas
Um dos principais sintomas é a leucoria, um reflexo branco na pupila que muitas vezes só é notado sob luz artificial ou em foto. Esse sintoma surge em situações mais avançadas.
A criança também pode apresentar sensibilidade à luz (fotofobia), dificuldade visual, estrabismo e proptose, que significa a protusão do olho, como se estivesse saindo para fora.
Diagnóstico
Todo bebê deve fazer o Teste do Olhinho após o nascimento e repeti-lo com frequência até os 5 anos, faixa etária mais atingida pelo retinoblastoma. O exame é disponibilizado pelo SUS.
O acompanhamento de rotina com pediatra é fundamental para o diagnóstico precoce.
Tratamento
Os tumores pequenos podem ser tratados com métodos especiais, como laserterapia e crioterapia, que permitem que a criança continue a enxergar normalmente. Nos casos mais avançados, pode haver a necessidade de retirada do olho (enucleação) e a criança pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia.
#retinoblastoma #testedoolhinho #testedoreflexovermelho #draluanaduett #pediatraresponde #espacocresceraraguari #pediatra #pediatraaraguari

Show more

0 Comments Sort By

No comments found

Facebook Comments

Up next